top of page

EXPERIMENTAIS 2022

 

O ciclo de exposições “Experimentais 2022” acontecerá no espaço da Galeria da Faculdade de Artes Visuais, Centro de Linguagem e Comunicação, de 5 de outubro a 13 de dezembro de 2022.

“Experimentais 2022” conta com 4 exposições coletivas dos alunos concluintes do curso de bacharelado e licenciatura em Artes Visuais, apresentando uma seleção de produções artísticas e/ou culturais, encerrando o ciclo de apresentações dos trabalhos de conclusão de curso do Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais, parte integrante dos projetos desenvolvidos pelos estudantes.

O público poderá visitar as exposições a partir de 05 de outubro de 2022, de segunda à sexta-feira, das 18h às 21:05h. A entrada é gratuita.

 

Serviço: “Experimentais 2022” Data: de 05/10 a 13/12.

Horário para visitação: das 18 horas às 21:05.

Local: Galeria da Faculdade de Artes Visuais- H07

Entrada: Gratuita

Calendário e pressrelease das exposições Experimentais 2022

Vieses

Artistas: Carolina Vasconcellos, Alice Prada, Kelly Martins, Luciana Xavier e Victória Regina 

 

"Vieses" traz paralelos que se colidem e que se completam, em uma proposta de exposição artística contemporânea que busca criar uma explosão sensorial. Através de multimídias, cores, formas e texturas, a exposição leva ao espectador o universo do multissensorial, abrindo a janela da imaginação através de objetos táteis, projeções, aromas, cores e formas, revelando pontos de colisão entre as poéticas das artistas, como também pontos de encontro, em especial no que diz respeito à construção de um universo de obras interativas e reflexivas, que despertam sensações corporais e emoções nos espectadores.

Em diálogo com as questões da multissensorialidade, a artista Carolina Vasconcellos expõe fotografias, vídeos e instalação. Também explorando os sentidos, temos os desenhos e livros se artista de Luciana Xavier e a produção audiovisual de Victória Regina.

A particularidade das formas e da cor são exploradas nas obras de Alice Prada, com série de pinturas abstratas que conversam entre si e da artista Kelly Martins que traz uma sequência de imagens tridimensionais que visam aguçar a experiência da visão e percepção através do tato.

 

Abertura: 5/10/2022 às 20h50

Período de visitação: 05/10 a 14/10

Horário para visitação: das 18 horas às 21:05.

Local: Galeria da Faculdade de Artes Visuais- H07

Entrada: Gratuita

 

Diversidade da identidade

 

Artistas: Leonardo Pinheiro, Sofia Oliveira, Laís de Carvalho, Isadora Falsirolli, Allanis e Zafons (Isabela), Rabiscos da Lui, Pedro Buglia e Yudi Tamagawa

 

A exposição coletiva “Diversidade da identidade” apresenta ideias e projetos diversificados que revelam a identidade dos artistas participantes, trazendo um pouco de suas vivências e interesses pessoais. Os artistas expositores seguem propostas distintas entre si, explorando as mais diversas materialidades e meios, mas mantendo sempre suas respectivas identidades na construção das propostas artísticas e/ou culturais. Os trabalhos são diferentes na questão estética, mas conversam muito quando se trata da questão eixo central da curadoria que é a identidade.

O artista Leonardo Pinheiro apresenta instalação que nos convida a apreciar uma produção audiovisual/videoclipe criados, apropriando-se de uma estética urbana dos anos 80, tendo como base o estudo sobre identidade e expressão através de uma persona, alter ego e personagem criados.

Sofia Oliveira engloba uma série de arquivos, fotos, histórias e registros sobre sua família, trabalhando com a questão da memória, na montagem de um panorama sobre a vida de sua mãe antes do seu nascimento, buscando encontrar seu espaço dentro da família.

Laís de Carvalho apresenta cartas de tarot, representando os arcanos superiores através de ilustrações feitas a partir de uma web comic, criando uma nova leitura das cartas através dessa união.

Rabiscos da Lui expõe uma verdadeira viagem pelo desenvolvimento de sua arte, desde os primeiros rabiscos satíricos sobre papel, camisetas e adesivos, até o processo de aprendizagem na tatuagem, usando pele artificial.

Pedro Buglia e Yudi Tamagawa visam contar a história da semana de arte moderna de 1922 por meio de diversos perfis de Instagram que compõe um projeto, performando um hipertexto, narrando a história do nascimento da arte moderna brasileira de uma maneira não linear e inovadora.

Allanis apresenta tecidos com diferentes estampas, onde o espectador pode participar montando uma capa de edredom, utilizando um catálogo com as possíveis combinações de cores e estampas.

Zafons expõe fotos cotidianas e/ou em meios sociais conflitantes, mostrando o contraste dos locais e pessoas, evidenciando, ao mesmo tempo, associações e semelhanças nas imagens, no que diz respeito aos aspectos artístico, político ou culturais.

Por fim, Isadora Falsirolli apresenta uma cartilha didática contendo instruções para o desenvolvimento de diversos tipos de jogos teatrais, sendo eles tratados como ferramenta didática na vertente teatral na arte educação.

 

Abertura: 19/10/2022 às 20h50

Período de visitação: de 19/10 a 04/11

Horário para visitação: das 18 horas às 21:05.

Local: Galeria da Faculdade de Artes Visuais- H07

Entrada: Gratuita

Recontos visuais: narrativas e encontros

 

Artistas: Yurii Leon e Li Casonatto, Conrado F Graci, Julia e Letícia Fioramonte, Felipe Zago, Aline Martins, Gabriel Nilsen e Letícia Brandão, Laura Rocha e Paulo Vacaro, Lia Galdino.

 

A narrativa atravessa a história humana. De pinturas rupestres a abstrações contemporâneas, a Arte tem sido uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento dos contos que habitam nosso imaginário. Partindo de diferentes técnicas e formatos a exposição “Recontos” propõe-se a entregar as mais diversas histórias, nos mais variados formatos, com a preocupação dos artistas em traçar um paralelo entre Arte e narrativa.

Yurii Leon e Li Casonatto apresentam uma interpretação em formato de diorama sobre um cenário da história de Corte de Espinhos e Rosas, com o intuito de representar tridimensionalmente imagens e sensações que uma narrativa pode nos inspirar.

Os artistas Conrado F Graci, Julia e Letícia Fioramonte exploram, em Os Fios do Destino, a construção de uma narrativa colaborativa através de um jogo de Role Playing Game (RPG), investigando o processo de criação de ilustrações e a produção de dioramas.

Com foco no desenvolvimento de uma história de investigação criminal, o artista Zago utiliza de elementos do manifesto afro-surrealista e de histórias de terror cósmico na criação de personagens e cenários para uma novela gráfica.

O grupo de artistas Aline Martins, Gabriel Nilsen e Letícia Brandão apresentam Cores da Floresta, um jogo de narrativa interativa que explora a identidade cultural latino-americana dos contos populares.

Laura Rocha e Paulo Vacaro utilizam a poética do livro infantil, com a intenção de discutir os elementos básicos da arte e o bloqueio criativo, usando como suporte didático artistas de minorias sociais como fundamento para os temas desenvolvidos no material.

Por fim, Lia Galdino propõe releituras de obras da história da arte através da fotoperformance como material didático.

 

Abertura: 09/11/2022 às 20h50

Período de visitação: de 09/11 a 24/11

Horário para visitação: das 18 horas às 21:05.

Local: Galeria da Faculdade de Artes Visuais- H07

Entrada: Gratuita

 

 

Transgredindo através da expressão: o papel do artista-professor

 

Artistas: Jucecon e Rafaela P. Cópia, Riciely Belmonte, Emily Ferreira, Karoline Fernanda, Aline Graciano e Fernanda Basso.

 

A exposição irá enfatizar as proposições do artista-professor e como isso incentiva a expressão artística, pensando em como provocar um olhar sensível e reflexivo para o cotidiano e interesses dos alunos.

Riciely Belmonte apresenta um material de apoio didático que discute o desenho como forma de exploração do espaço, assim como obras autorais suas e trabalhos desenvolvidos pelos alunos que participaram de sua aula ministrada no estágio supervisionado.

Karoline Fernanda propõe, a partir de sua própria produção, o caderno de artista como uma ferramenta para os alunos explorarem suas facetas com um olhar atento para suas vivências.

Emily Ferreira traz um material voltado para a criação de livretos, envolvendo técnicas como a colagem de fotos e objetos do cotidiano, incentivando a diversidade artística e cultural.

A partir da contextualização do artista Van Gogh, Aline Graciano discute os benefícios da arteterapia, propondo em seu material a produção de pinturas com o tema “Janela para dentro de si”.

O material didático das alunas Jucecon e Rafaela P. Cópia tem a estrutura de um jogo de cartas, baseado em um livro de atividades do Instituto Gustavo Rosa, apresentando obras de artistas e propostas relacionadas ao desenho rápido.

Por fim, Fernanda Basso apresenta um material didático a fim de compreender a importância da hiperatividade como fator que dificulta a aprendizagem, trabalhando a capacidade criativa de jovens e adultos por meio da arte e da arteterapia.

 

Abertura: 29/11/2022 às 20h50

Período de visitação: de 29/11 a 13/12

Horário para visitação: das 18 horas às 21:05.

Local: Galeria da Faculdade de Artes Visuais- H07

Entrada: Gratuita

bottom of page